infertilidades e confidências

E se eu tivesse desistido?



Tuesday, December 26, 2006

Susana Portela (trompas obstruídas devido a aderências)

Foram 6 anos….

6 anos à espera das minhas meninas...

Custou-me muito a admitir que tinha problemas de infertilidade e tudo o que me rodeava ainda piorava mais o meu sentimento de frustração.

A pressão da família, dos amigos, da idade e a morosidade dos tratamentos nos Hospitais Públicos. Eu não conseguia estar parada de braços cruzados e por isso recorri a clínicas privadas onde gastei uma fortuna em tratamentos.

Depois de tantas angústias, tratamentos, sofrimentos consegui ter o meu POSITIVO aos 33 anos depois de um tratamento de fertilização in Vitro.

Eu nem queria acreditar! Quando fui fazer um teste á urina e deu positivo e depois confirmei com o beta HCG de valor 2014! Estava Gravídissima!

Estava a SONHAR!
Não estava á espera – Tinhas tantas dores tipo menstruação, que pensava que era mais um tratamento falhado.
Eu fiz todos os exames possíveis (estimulações ováricas, histeroscopia, histerossalpingografia, laparoscopia etc. ), 2 IIU (inseminações artificiais), 2 FIV (fertilizações in vitro) e transferência de embriões congelados.

O meu problema detectou-se apenas com a laparoscopia - milhares de aderências nas trompas devido a uma operação à apendicite aos 17 anos!!! - Resultado - 1 trompa obstruída e outra doente!
Lutei com todas as armas e contra tudo e todos, e até contra mim! Estava inscrita na Maternidade Alfredo da Costa, no Hospital da Universidade de Coimbra e no Hospital Santa Maria - fui a todas as consultas e o meu marido fez 11 espermogramas e eu fiz milhares de ecografias e analises para confirmar tratamentos.

Eu não temia nada. Cada negativo - uma queda. Como diziam as minhas amigas - PARECE QUE TENS MOLAS - UM DIA ESTÁ TÃO LÁ EM BAIXO E OUTRO ESTÁS JÁ A TREPAR!!
Procurei apoio na Internet em fóruns de infertilidade onde senti que foi o meu túnel, o meu abrigo, o meu carinho...

Todas compreendíamos o que nos ia na alma sem ter que ser necessário explicar! Existia uma empatia natural de pessoas que tinham o mesmo fim – Ser Mãe!

Encontrei nos fóruns verdadeiras amigas e sentia um apoio incondicional pois viveram comigo todos os momentos dolorosos desta luta. Hoje em dia por eu ter passado o que passei, consigo de alguma forma dar ânimo e força a muitas mulheres que ainda lutam pelo sonho!

É bom sentir-me querida e mimada, até por pessoas que por motivos pessoais não conseguem dar o seu testemunho.

No momento do ultimo tratamento até tive medo de as desiludir, tal era a confiança e energia que elas depositavam no tratamento
Quantas vezes eu depois de um negativo chorei e tive vontade de desistir? Não sei - milhares..mas eu pensava sempre assim :
Enquanto não me disserem que é impossível - eu vou a tudo e vou tentar até conseguir!!!
Eu nunca queria ouvir esta frase:
- Coitada, não conseguiu ser MÃE - Quando digo MÃE - é ser MÃE Biológica ou Adoptiva - para mim é igual.

Quando se tem amor para dar eu acho que é assim que se pensa.
Também me zanguei com antigas amigas, porque não me sentia bem comigo própria e não suportava ver as famílias das minhas amigas a crescer.Sentia-me frustrada
A pouco e pouco fui percebendo que até gostavam de mim e que eu também tinha que gostar - aprendi a valorizar outras coisas boas que faço e serenamente fui acalmando!!
Ainda se diz que em reprodução assistida não pode estar relacionada com amor - Eu acho completamente o contrário - SÓ QUEM AMA É QUEM LUTA!!!

Hoje, sinto-me a pessoa mais realizada do mundo, com duas lindas meninas, a Catarina e a Inês.
Se não houvesse filas de espera, será que a minha dor tinha demorado tanto tempo??? Acho que não…



18 Comments:

  • At November 12, 2009 at 11:39 AM, Blogger sachinha said…

    Olá sua história me comoveu muito, pois me encontro em uma situação semelhante a pouco tempo fiz uma laparotomia onde foi retirado uma trompa e ovario esqerdo a trompa direita fikou mas está obstruida vou começar o tratamento assim q chegar o resultado de exames pois ainda tenho endometriose graulV,acho q o pior dia da minha vida foi apos a cirurgia o médico veio falar comigo e disse q minhas chances seria minima, como foi dificil aqle dia, o medico q estou passando agora foi mais animador e disse q tenho boas possibilidades,agora não sei estou tão perdida e com medo me sinto uma incapaz, ano q vem me caso, td estava tão perfeito as vezes procuro ser forte, peço a Deus q me ajude mas estou tão insegura, queria tanto poder gerar um filho, senti-lo no meu frente e tenho até vontade de saber como são as dores para ter um filho, meu noivo disse q isso não tem problema q vai me amr do mesmo jeito mas para uma mulher isso significa muito...
    Antes não dava importancia a nada disso e hj valorizo o que antes pra mim nada significada, e com a sua história vejo que há possibilidades pra mim tbem, um grande bj.

     
  • At May 30, 2010 at 3:43 AM, Anonymous Ana Sofia said…

    Pois... eu caminho para um quadro idêntico. Neste momento estou c uma gravidez ectópica, depois de 5 anos a tentar engravidar (tenho 30 anos). Já desconfiava q devia ter as trompas em mau estado. Sabe-se lá como, engravidei. Estava muito feliz, o meu marido mais ainda... Na quarta feira passada dia 24 fui fazer a primeira eco na cuf descobertas, hospital a qual costumava de ir, qual não foi o meu espanto que o médico começou a fazer má cara. Disse-me friamente que devia estar a fazer uma ectópica. Perguntou-me quando tinha consulta. Disse-lhe; no dia a seguir com a Dr. Idalina Marques - que sinceramente não gostei da primeira consulta com ela-. Respondeu-me para esperar e ir à consulta.
    Óbvio que tinha que ser vista cum urgência. A minha mãe ligou ao Dr. Jorge, médico na maternidade ALfredo da Costa e lá fiquei, onde se confirmou tudo. Chorei... acalmei... Tive medo, tenho medo, provavelmente vou ter que tirar o ovulo, pois está no ovário direito e ontem os niveis de beta subiram, tive o dia todo na maternidade, levei uma injecção de metodrexona (n tenho a certeza se será assim q se escreve). Fiquei em observação. Aqui estou em casa, c receio de colicas fortes e que tenha mesmo q ser operada, se o meu oganismo não eliminar isto. Por um lado o Dr. disse-me que caso os niveis de Htc não baixem eles operam e verificam logo o estado da trompa que n é católico de certeza. Por outro tenho medo disto tudo. Sinto me estranha quando vejo uma gravida... parece que me sinto c repugnância disto tudo. Espero que passe e espero que seja resolvido da melhor maneira.
    Um beijo de carinho a todas as mulheres que passam por isto.
    O positivo é que tenho esperança, pois seria pior se me dissessem que não podia de todo ter filhos. Querer é poder. E um dia se tiver algum, vai ser mais especial que os outros, pois lutei muito para o ter e isso faz toda a diferença seja como for tiver q ser feito (provavelmente por inseminação).

     
  • At September 7, 2010 at 8:58 AM, Anonymous Bela said…

    ola meninas... preciso desabafar... ate de escrever/pensar no assunto saem me lagrimas...depois de quase dois anos sem usar nenhum contraceptivo e (quase um ano) a tentar engravidar, por axar xtranha a demora resolvi começar a ver se havia algum problema por detras de tal dificuldade e ontem fiz ecografia e histerossalpingografia e o resultado da ultima foi que tenho ambas as trompas obstruídas...minha tristeza..comecei logo a perguntar: "poderei ter filhos?pode-se repetir? há algum engano? há solução?pk eu?"...tantas questões me vieram a cabeça...quero tanto ser mãe, o meu marido quer tanto... o ambiente que nos rodeia não e dos mais favoráveis, 4 amigas minhas, cujos maridos são amigos do meu, casadas a menos de 1 ano (tal como nos), estão gravidas...ele ainda não sabe... não sei como dizer-lhe, será k ira fazer-me um olhar acusador? o medico já me disse que talvez (provavelmente ate) terei que recorrer a Insminacao artificial...qt sera? oico que custa uma fortuna...

     
  • At September 14, 2010 at 11:32 PM, Anonymous Anonymous said…

    ola mulhers de todo p brasil que sofre esse mal tambme, estou nesta luta tenho 23 anos e nunca consegui engravidar procurei meu ginecologista e contei meu problema ele me pediu um exame pra ver se tenho as trmbos obstruidas tomara que nao pois meu deu e forte e nao vai deixar isso acontecer comigo...vou sempre na igreja mundial do poder de deus e eu sei que e la que eu vou conseguir aminha bençao com o apostolo valdomiro santiago pois ele e um profeta de deusprocurem saber sobre essa igreja pois daqui uns dias vou dar meu testemunho pra vcs que deus me abencoo muito vam la vcs nao vom se arrepender..comfiem em deus pois ele tudu pode..fique na pas de deus tadas vcs..sou andreia

     
  • At February 21, 2011 at 7:03 AM, Anonymous Vitória said…

    Olá... sempre achamos q a situação da gente é a pior, mas quando lemos esses depoimentos vemos q tem situações piores, mas a dor e o sofrimento é o mesmo...a dificuldade é a mesma e isso só quem passa sabe falar.
    Minha história começa assim..quando eu tinha 14 anos fiz uma cirurgia emergencial para retirada de um cisto no ovário direito, mas o médico q me operou não sabia qual era o problema, pois eu nunca imaginava q tivesse cisto e ele rompeu, o médico achou que fosse o apendice. o corte que ele fez prejudicou a retirada do cisto e ficaram diversas aderencias que 6 anos mais tarde foram detectadas por uma videolaparoscopia. Fiz essa video porq sentia muita dor e foi quando o médico detectou as aderencias e uma endometriose de baixo grau. Em 2003 parei de tomar anticoncepcional e iniciei a dolorosa luta pra engravidar, não tendo resultado em 2007 fiz 4 insiminações artificias, onde tive alteração do Beta em 2, mas sem implantação. Em 2008 fiz uma insinação in vitro, tive uma alteração no Beta, mas também não tive implantação, e em ambas as situações uma decepção muito grande. Ano passado voltei a ter forças pra atingir meu maior objetivo, a gravidez, busquei outro médico e a duas semanas fiz uma nova videolaparoscopia, onde tive outra grande decepção, minha endometriose é de grau I, porém tanto a minha trompa esquerda quanto a direita estavam bem aderidas, impossibilitanto uma gravidez, o ovário direito também estava bem comprometido, o médico soltou e fez o q pode, mas ja me disse que naturalmente, claro q não pode dizer impossível, mas que deve ser bem difícil de acontecer e que nem uma insiminação artificial pode resolver o problema, provavelmente teremos q partir pra outra in vitro, e daí voltam todas as má lembranças que tivemos no passado, além do lado psicológico tem o lado financeiro, q não é pouca coisa não...ainda não sei se estou preparada pra passar por tudo isso novamente. Agora vamos aguardar até maio ou junho pra ver o q acontece e daí decidirmos o rumo para a obtenção de ojetivo.

     
  • At May 9, 2011 at 5:50 PM, Blogger Heber said…

    OLA GENTE MEU NOME É ISIS TENHO 27 ANOS , E HA 5 ANOS ESTOU CASADA,QND DECIDI ENGRAVIDAR ACHEI Q SERIA BEM SIMPLES, MAS ESTAVA ESGANADA HJ FAZ DOIS ANOS Q NAO USO NENHUM METODO CONTRASEPTIVO,E AINDA NAO CONSEGUI ENGRAVIDAR, PROCUREI MEU GINICOLOGISTA ELE PASSOU UM EXAME P/ MEU MARIDO E NAO DEU NENHUM PROBLEMA, AI ELE ME PASSOU O FAMOSO EXAME HISTERROSALPINGOGRAFIA, E QUERO CONFESSAR Q AINDA NAO TIVE CORAGEM DE FAZER , MAS SEI Q NAO PODEI MAS ADIAR ,EMBORA TENHA MEDO DO PIOR, MAS EM BREVE FAREI E VOLTAREI A ESCREVER , BOA SORTE A TDS!!!

     
  • At August 29, 2011 at 8:51 AM, Blogger dheia said…

    OLA, MENINAS. HOJE ESTOU EM PRANTOS, MAS EM PRANTOS MESMO NESSE MOMENTO ENQUANTO TC AS ALAGRIMAS CAEN, MEU NOME E ADRIANA TENHO 30 ANOS E A 6 ANOS TENTO SER MAE, NUNCA QUIZ ADMITIR QUE TINHA PROBLEMAS PRA ENGRAVIDAR E SEMPRE QUE ME PERGUNTAVAM EU RESPONDIA DEUS AINDA NAO MANDOU NA HORA CERTA VEM!
    MAS EU TINHA MEDO E PAVOR DI PROUCURAR ESPECIALISTAS E TEM UMA RESPOSTA NEGATIVA.
    FIZ O HISTERIOSSALPINGOGRAFIA E ACREDITO QUE VCS JA SABEM O RESULTADO NÉ? AS 2 TROMPAS OBSTRUIDAS..
    AI GENTE SEI QUE VCS SABEM O QUE ESTOU ENTENDO DÓI DI MAS, DA UM DESESPERO UM SENTIMENTO DI INCAPACIDADE. AINDA NAO LEVEI O RESULTADO PRA MINHA GO. MAS SEI DI UMA COISA NAO QUERO DESISTIR EU QUERO SER MAE! OREM POR MIM AMIGAS E OBRIGADA

     
  • At August 29, 2011 at 11:53 AM, Blogger Unknown said…

    OI DHEIA LI SUE COMENTARIO E MECHEU MUITO COMIGO,MUITO MESMO,ESTOU PRESTES A FAZER A HISTEROSSALPINGOGRAFIA E ESTOU COM O CORAÇÃO APERTADO APESAR DE CONFIAR MUITO EM DEUS,SOU CASADA E OITO ANOS TENTO ENGRAVIDAR,E SÓ QUEM PASSA POR ISSO SABE COMO É,MAS OLHA TENHO CERTEZA QUE SEU GO VAI CONSEGUIR UMA MANEIRA DE REVERTER SEU QUADRO VIU,TENHA FÉ NISSO...FIQUE COM DEUS!!!!


    PRITYLINHA@HOTMAIL.COM

     
  • At December 2, 2011 at 9:52 PM, Anonymous Anonymous said…

    Ao fim de 20 anos de irregularidades de periodo,dezenas de ecografias com e sem sonda, 3 tratamentos de hormonas para tentar regular vim a descobrir na histeroscopia feita na MAC que tenho, nas palavras da médica, um endométrio como nunca tinha visto em tantos anos de profissão. As duas trompas completamente obstruidas e pólipos. Estes foram retirados, doeu horrores, e foi feita a biópsia. Agora estou a aguardar o resultado, sinceramente nem sei o que pensar.

     
  • At May 2, 2012 at 9:55 PM, Blogger marluce said…

    oii gente
    so a sim com as historia de vcs, para me sentii um pouco feliz, q tudo vaii da certo em minha vida!!! tenho 32 anos, sou casada a 7 e venho tentando engravida a 3 anos. ms ano passado decobri q tenho a s 2 trompas obstruidas, fooii o fim para mim,meu maior sonho é ser mãe !! oq faço da minha vida,aonde começa um tratamento ,sem contiçoes financeira. eeu emploro me ajude. obrigada

     
  • At May 3, 2012 at 11:20 AM, Blogger Briane Oliveira said…

    Sofro do mesmo problema =(....

     
  • At February 22, 2013 at 6:00 AM, Anonymous Anonymous said…

    Тhe belt pеrforms to tightеn yοur muѕсles by
    contгаcting them, and then relaxing them, and thеn repeatіng thе motіon, and іt taгgets all the muscles іn уour abԁominal ѕection.


    Herе is my wеb-site - flex belt reviews

     
  • At March 18, 2013 at 11:56 PM, Anonymous Anonymous said…

    Luckily, there are many methods in safely removing unwanted hair.
    Habits die hard and whatever your regime has been in the
    past, you do need to have a good look around at what is on offer for different hair types and textures.
    A well groomed woman will look to her hair and makeup first and a poll of 3,000
    females across the UK revealed that about 44% feel attractive if they are having a good hair day, this compares to 16% who felt pleased with their appearance if good teeth gave
    them that winning smile.

    My web page ... hair products

     
  • At April 8, 2013 at 8:52 AM, Anonymous Anonymous said…

    Here is the complete guide to create custom keyboard shortcuts for Google Chrome which you can start browsing websites on rapid speed.
    You must know the different points that you want from a gaming just before you acquire 1.
    In terms of sheer enjoyment, the Rollercoaster Tycoon series leads the pack.
    If you are using your own clubs, clean it with a wet cloth at least every 2-3 days.

    Every plane is actually the virtual model of the real aircraft, including the controls that you can
    setup with the working, clickable cockpit.

    My web site :: simulator

     
  • At April 11, 2013 at 2:29 PM, Anonymous Anonymous said…

    Olá....Tenho 34 anos e ao ler tudo o que foi escrito aqui também decidi escrever a minha história..A minha mestruação apareceu quando eu tinha 9 anos sempre tive muitas dores, até que por volta dos 21 anos o meu genecologista disse que eu tinha quistos nos ovários, e que necessitava de operar para os retirar.Fez-me uma costura até ao umbigo e foi nessa operação que viu que era endometrioses e então o que fez foi aspirar o liquido dos quistos.Depois falou comigo e disse, se eu quizesse ser mãe teria de fazer um tratamento...e assim foi, fiz um tratamento em que todos os meses teria de levar uma injecção para deixar de ter mestruação( este tratamento levou 8meses ).Nesse tempo todo ,tantas vezes chorei a pensar...e se não conseguisse sentir a alegria de poder ser mãe...Mas felizmente passado não muito tempo de ter terminado o tratamento fiquei gravida...fui mãe com 23 anos de um lindo menino que neste momento tem 11 anos a caminho de 12...Nunca tomei nenhum contraceptivo sei que tenho problemas em engravidar mas pensava que era só por causa das endometrioses nos ovários até que...Há cinco anos que ando a tentar engravidar do meu actual marido, o meu genecologista também só diz que é muito complicado e não ajuda muito, até que em 2011mandou-me fazer uma histerosalpingografia, em que no relatório dizia que tinha a trompa direita obstruida e a esquerda estava boa.Continuava sem muitas soluções por parte do meu medico, até que procurei outro doutor que disse que a unica solução era fazer uma FIV, mas era melhor falar com a minha médica de familia para ela me encaminhar para um hospital publico e assim foi( fui encaminhada para o Hospital de Almada ).Fui à consulta e qual é o meu espanto quando a medica vê o exame do histerosalpingografia e diz-me, este relatorio que o médico faz não esta de acordo com os RX, voçê tambem tem problemas na trompa esquerda, ela esta dilatada, não esta boa...Pensei logo,fogo não tenho mesmo sorte nenhuma...Mas malta temos que pensar positivo...neste momento estou aguardar que me chamem para fazer a FIV ....temos que ter pensamento positivo,e espero que consiga ter outro filhote porque é a melhor alegria que podemos ter.( Malta quem quer ter filhos e não tem condições financeiras para os hospitais particulares, peçam aos vossos médicos de familia para encaminharem os vossos problemas por carta ou email para o hospitais Santa Maria ou Garcia da Horta... depois é só esperarem que vos chamem....Boa sorte para todas

     
  • At April 26, 2014 at 7:51 AM, Anonymous KarenBazilio said…

    Ontem infelizmente fiz a histerossolpingografia e o medico me informou que ei tenho as 02 trompas obstruidas nesse momoento estou arrasada, vou levar o resultado para o meu ginecologista e esperar pra ver o que vai acontecer... :(

     
  • At November 10, 2016 at 7:22 PM, Blogger elis said…

    Olá boa noite! Estou tão triste pois sempre sonhei em ser mãe... E hoje descobre que tenho que fazer uma cirurgia para retirar a aderência. Bom mas tenho pavor de cirurgia e não sei como reagir para poder realizar meu sonho.

     
  • At June 2, 2017 at 11:29 PM, Blogger vaiybora said…

    Hello everybody.
    I really like you post.
    I would like to share page collection with you!
    if you want to play game online casino please click on this post comment.Thank you.
    gclub online casino
    gclub
    golden slot casino
    gclub

     

Post a Comment

<< Home