infertilidades e confidências

E se eu tivesse desistido?



Sunday, December 24, 2006

Telemóveis podem ameaçar fertilidade masculina

Telemóveis podem ameaçar fertilidade masculina
Outubro 29th, 2006 — petraev


O uso de telemóveis pode prejudicar a produção de espermatozóides e causar esterilidade nos homens. Este é o resultado de um estudo realizado por cientistas da Cleveland Clinic Ohio, nos EUA, publicado na imprensa britânica.

Usar o telemóvel mais de quatro horas por dia pode ter um grande impacto na qualidade, mobilidade e estados dos espermatozóides, contribuindo para uma subida nos níveis de infertilidade dos homens.
O alerta foi feito à American Society for Reproductive Medicine, por cientistas da Cleveland Clinic Ohio, após um estudo de observação em 364 pessoas do sexo masculino.

Os especialistas dividiram a amostra de homens em 3 grupos diferentes, de acordo com a utilização diária de telemóvel, e indicam que os indivíduos que passam muito tempo em conversas telefónicas móveis apresentaram uma menor quantidade de espermatozóides, com menos mobilidade e alteração na forma, comparativamente com os que recorrem menos aos equipamentos móveis.

Os dados indicam que o grupo dos homens que apresentou quantidades normais de espermatozóides se situou, em média, nos 86 milhões/milímetro, com 68 por cento de mobilidade e 40 por cento de estado normal, sendo que os que passam mais de 4 horas ao telemóvel apresentaram uma média de quantidade de espermatozóides de 66 milhões/milímetro, 48 por cento de mobilidade e 21 por cento de estado normal.

No artigo apresentado à American Society for Reproductive Medicine, os cientistas escrevem que «a utilização do telemóvel pelos homens na avaliação da infertilidade está fortemente associada com a diminuição na qualidade do esperma».

A confirmar-se estes resultados, os especialistas indicam que poderá haver duas explicações possíveis que o justifiquem.

Por um lado, um possível efeito prejudicial dos campos electromagnéticos e, por outro, possíveis efeitos de aquecimento dos tecidos.

Os autores do estudo estão conscientes que isto não comprova que os telemóveis podem estar na origem da infertilidade em muitos homens.
Ainda assim, Ashok Agarwal, investigador principal do estudo, afirma, em declarações à BBC News online que se notou «uma diminuição significativa nas medições mais importantes da saúde do esperma e isso deve definitivamente ser reflectido na diminuição da fertilidade, que é verificada em todo o mundo».

O especialista acrescenta ainda que, hoje em dia, a utilização do telemóvel já está muito generalizada entre as pessoas, sendo que normalmente nem se pensa nos possíveis efeitos nefastos que poderá ter, como na fertilidade.Citado pela BBC News online, Ashok Agarwal afirma mesmo que isto «ainda tem de ser provado, mas poderá ter um grande impacto porque os telemóveis são uma grande parte da nossa vida».

Fonte: Ciberia



0 Comments:

Post a Comment

<< Home